sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Povoado de Timóteo

A partir dos quinhões que foram sendo vendidos pelos herdeiros da antiga “Fazenda Alegre” vai se formando o pequeno povoado de Timóteo. Eram poucas casas e as ruas resumiam-se à “Rua do Canto” ou “Rua da Biquinha”, “Rua do Meio” e “Rua da Taquara” - onde os barracos eram todos de taquara. A ligação com outros lugares era bem precária; não havia ponte e era preciso usar a canoa ao atravessar para o outro lado do ria Piracicaba.

Vivendo basicamente da atividade agrícola de subsistência, seus moradores dependiam do núcleo urbano de Coronel Fabriciano, que funcionava como centro de abastecimento e apoio às atividades rurais da região.

Entre os antigos moradores do povoado, destacam-se, ao lado dos Paula e Silva, as famílias Lino de Sá, Malaquias Ferreira e Martins Quintão, justamente aqueles que primeiro adquiriram as terras da “Fazenda do Alegre”.

Em 1938, o arraial é elevado a distrito de Antônio Dias e, dez anos depois, anexado ao município de Coronel Fabriciano. Desta época, a primeira tentativa de emancipação, efetivada, no entanto, só em 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário