sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Monumentos Históricos de Timóteo

Monumentos aos pioneiros de Timóteo
Título: Família





Criado com a técnica Bronze Patnado, o Monumento aos Pioneiros de Timóteo foi idealizado pela artista Ângela Ataide como uma forma de homenagear os pioneiros de Timóteo. A obra foi instalada no dia vinte nove de Abril de 2006 - Aniversário da cidade - , na Praça 29 de Abril.
Primeira praça de Timóteo em torno da qual se formou o núcleo urbano do município.

Mesmo sendo uma obra encomendada pela prefeitura, a artista se envolveu muito com o projeto, uma vez que na sua juventude morava próximo à "pracinha". Decidiu criar a escultura pensando naquelas famílias que aqui chegavam com a esperança de um futuro promissor, a princípio com expectativas rurais e posteriormente como grande pólo industrial. Na obra está impressa o conceito de família e de raízes bem sedimentadas, num solo novo, repleto de esperança e de desejo de transformar o sonho em realidade.

O homem de chapéu trajando camisa, calça e botina representa o tradicional, o apego aos valores, por isso carrega uma foice que apesar de podar, não corta as raízes. A mulher, grávida, simboliza a reprodução, o aconchego de mãe. Está ao lado do homem ajudando-o na luta diária. A criança em uma das mãos carrega uma marmita - simbolo da sobrevivência, e na outra mão segura uma varinha lembrando o lúdico.

A obra foi instalada virada para o sol nascente.


2 comentários:

  1. Este Monumento aos Pioneiros, na Praça da Matriz de São Sebastião, em Timóteo, é tombado pelo patrimônio histórico da cidade?

    ResponderExcluir
  2. Não. Infelizmente não temos nenhum monumento tombado.

    ResponderExcluir