sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Manifestações Culturais de Timóteo


Instituto Religioso e Cultural Reino do Rosário

A Banda de Marujos Reino do Rosário nasceu em 2005, se tornando uma Guarda de Moçambiqueiros. Com o intuito de ampliar as ações do grupo, que tem como objetivo principal, preservar a cultura afro-brasileira , transformou-se em Instituto Religioso e Cultura Reino do Rosário.

As fardas usadas por eles são usadas por eles são composta de: Calça, Camisa, quepe, boina e a roupa do Capitão de Guarda tem o mesmo modelo dos capitães de antigamente. Os moçambiqueiros usam saias rodadas de tecido ( lembram as saias do Candomblé) , turbantes ou lenços amarrados na cabeça e no peito trazem o Rosário de Nossa Senhora. As atividades dos moçambiqueiros e a Banda de Marujos seguem as mesmas características do Congado: a coroação dos Reis Festeiros, a corte dos Reis Congos, a Guarda, o levantamento da bandeira do Santo de devoção, entre outros. O que diferencia um grupo do outro são as roupas, o ritmo dos tambores e as danças.

O Instituto Religioso e Cultural Reino do Rosário conta com aproximadamente 50 integrantes. Eles não possuem sede própria, por isso , se reúnem nas casas de seus membros ou na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho. Ainda não possuem um Estatuto registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário