terça-feira, 27 de outubro de 2009

História das Paróquias de Timóteo

Paróquia São José

A Paróquia São José foi criada em 1950. A pedra fundamental é datada de 1º de maio. Ela pertencia à Paróquia São Sebastião, em Coronel Fabriciano, que era atendida pelos Padres Redentoristas.
Uma presença marcante na história da Paróquia é a do Monsenhor Rafael, que veio para a Paróquia em 1950, um pouco depois da criação da Acesita, em 1944. Esteve presente até 1958. Ele veio de Mariana, nomeado por Dom Elvécio Gomes de Oliveira, para pastorear os operários da região, que era um número bem representativo.
Monsenhor Rafael trouxe para ajudar na Paróquia as Irmãs da Beneficência Popular, que é uma Instituição criada por ele, na cidade de Alvinópolis. Monsenhor atendia Acesita e Alvinópolis ao mesmo tempo, e contou também com a ajuda de padres auxiliares.
Monsenhor tinha um carisma de congregar, reunir pessoas. Conseguiu que a Paróquia fosse o centro de tudo em Acesita. Neste período, a Paróquia desenvolveu atividades como alfabetização, cursos para os paroquianos de pintura, corte de costura, entre outros.
Em 1953, chega o Padre Abdala Jorge que vem para auxiliar Monsenhor Rafael, para juntos pastorearem o povo de Deus. Durante dois meses também receberam a colaboração do padre José Martins.
Uma das características marcantes da história da Paróquia era a participação ativa dos operários. Havia a Congregação Mariana, com cerca de 180 congregados, sendo todos operários e inseridos nos sindicatos e nas lutas dos trabalhadores.
A Igreja sempre esteve presente nas lutas dos operários, identificando-se com a classe.
Padre Abdala tomou posse em 1958 como pároco, antes mesmo da criação jurídica da Paróquia, que aconteceu em 1961. Foi o Padre Antônio Rocha quem o empossou oficialmente como novo pároco da Paróquia São José.
O primeiro padre que trabalhou com Pe. Abdala foi o Pe. Francisco Barroso, em 1958, hoje bispo de Oliveira. Com a saída do Pe. Francisco veio Pe. José Delfino, hoje bispo de Divinópolis.
Estiveram presentes outros padres que também fizeram parte da história da Paróquia: Pe. Valdir Ferreira de Almeida, Pe. Miranda, Pe. João Bosco Pimente, alguns padre Salesianos, Pe. Marcos Rocha, Pe. Elson, Pe. Elder, Pe. Agnaldo e outros. O Padre Belga Jean Marie está presente na Paróquia desde 1990.
A Igreja sempre esteve a serviço da comunidade.
Os leigos sempre foram atuantes, como os Congregados Marianos, as Filhas de Maria, o Apostolado da Oração, etc.
As comunidades que compoẽm a Paróquia são: Bromélias, Centro Norte, Funcionários, Olaria, Vila dos Técnicos, Quitandinha, Novo Horizonte, Alegre, Santa Maria, Limoeiro, Macuco, Recanto Verde, Celeste, Cachoeirinha, Ana Moura, Novo Tempo, São Cristóvão, Alfhavile, Alvorada e Vale Verde.
Na Paróquia há várias pastorais e movimentos, que, com seus dons e serviços, trabalham para a edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja, como Pastoral Operária, CEBs, Pastoral Familiar, Vicentinos, Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde, Pastoral Vocacional, Catequese, Culto Bíblico, trabalhos sociais e outros.
O maior desafio da Paróquia hoje é conciliar os valores humanos com os valores divinos. Conciliar os valores sagrados com valores humanos. E a marca da Paróquia é que "tudo gira em torno das pessoas".

Colaboração: Pe. Abdala Jorge - Pároco da Paróquia São José de Acesita - Timóteo - MG



Paróquia São Sebastião de Timóteo

A Paróquia São Sebastião está situada no Centro Sul em Timóteo. A história da paróquia remonta aos anos de 1910, a primeira capela de Timóteo, antes conhecida como Vila de São Sebastião do Alegre, foi construída de tábua e coberta de folha de palmeira. Em 1915, a capela foi substituída por outra construída de "pau-a-pique e barro", com um pequeno cemitério nos fundos. A capela era assistida por padres que vinham de Marliéria, Jaguaraçu (Grama), Fabriciano ou que aqui residiram após 1930.
Foi construída a primeira casa para acolhida dos padres, próxima à capela. A Vila cresceu, sobretudo depois da implantação da Acesita S/A. A Vila se transformou no Distrito de Timóteo. Nos anos 40 foi criada a Paróquia de São José de Acesita, que passou a responder pela capela de São Sebastião.
A população foi crescendo rapidamente e as necessidades pastorais também. Em 1950, Monsenhor Rafael começou a construir a atual Matriz, um pouco acima da antiga capela. A antiga capela foi desmanchada e o seu cemitério transferido, em seu lugar temos hoje a Praça 29 de Abril.
Em 20 de janeiro de 1963, Festa de São Sebastião, após as devidas consultas, Dom Oscar de Oliveira, arcebispo de Mariana, por decreto, erigiu a Paróquia de São Sebastião, de Timóteo, com área desmembrada das Paróquias de São José de Acesita, Jaguaraçu e Marliéria, elevando a nova Caplea de São Sebastião à dignidade de Matriz. A instalação da Paróquia se deu a 21 de abril de 1963.
Durante estes anos de história, a Paróquia foi admninistrada po vários párocos, sendo o primeiro Pe. Olau de Sales Bicalho, depois João Bosco, Ricardo Zandoni, Nilson Guedes, Carlito (CICM), José Miguel, Afonso, Dom Lara, Irani, José Luiz, José Marcelino, entre outros. A Paróquia passou por muitas mudanças, sobretudo a partir de 1965 com a criação da Diocese de Itabira. Atualmente há uma grande participação dos leigos nas pastorais sociais e específicas, círculos bíblicos, nos movimentos e grupos de serviços e demais trabalhos comunitários de evangelização.
A paróquia é formada por 11 comunidades urbanas (Primavera 1, 3 e 6, Nossa Senhora das Graças, Sagrada Família, Centro, Bela Vista, Ana Rita 2, Esplanada, Santa Cecília e Fazenda Boa Vista) e 7 rurais (Lavrinha, Recanto Verde, Cava Grande, Santo Antônio, Antunes, Mundo Novo e Santa Rita). Na localidade de Campinho começa a surgir lentamente, um nova comunidade, a Comunidade São João Batista.

Colaboração Padre José Marcelino de Magalhães Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário